A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove a prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos. A terapia ocupacional se inicia na infância e pode seguir até a terceira idade!!

Um terapeuta ocupacional irá ajudá-lo com as tarefas diárias do dia a dia, a adequação do ambiente e garantir que sua qualidade de vida seja simplesmente incrível. Assim como as demais formas de tratamento, a terapia ocupacional necessita de acompanhamento médico e profissional, bem como sua continuidade para os melhores resultados!

Ficou curioso, né? Então olha essa entrevista que fizemos com a terapeuta ocupacional Carolina Camasmie. 

  • O que é terapia ocupacional?

 

A Terapia Ocupacional é uma profissão de Ensino Superior da área da saúde que atua na Prevenção, Tratamento, Reabilitação, Inserção e/ou Reinserção do indivíduo na sociedade.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional que promove a independência e autonomia de indivíduos que por algum motivo tiveram sua rotina alterada, por um acidente de trabalho, uma doença crônica, sequelas de um AVC, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral e entre outras, deficiência motora, intelectual e sensorial que dificulte ou incapacite a realização das suas tarefas do dia a dia como se vestir, tomar banho, escrever e etc.

 

O T.O pode ser indicado para todas as pessoas que precisam de auxílio de terceiros para realizar suas atividades do dia a dia. Seja para prescrever uma cadeira de rodas, órteses de membro superior e dispositivos de tecnologia assistiva, como também para atuar na prevenção de quedas e Acessibilidade, adaptando e planejando ambientes, domicílios e empresas. Também na reabilitação e tratamento

 

  • A terapia ocupacional pode ser feita em qualquer idade ?

Sim, pois o foco de atuação do Terapeuta Ocupacional é a Ocupação Humana, na criança envolve o desenvolvimento motor, AVD´s, o brincar, área escolar e educacional, já no adulto e idoso, além das suas atividades básicas da rotina como (tomar banho, escovar os dentes), também atuamos na prevenção, tratamento e reabilitação a partir das AIVD´s (como cuidar da casa, usar o computador e etc), atividades laborais e de lazer.

 

  • Qual a maior dificuldade motora dos idosos hoje em dia?

 

Com o envelhecimento os idosos perdem a força muscular, equilíbrio e os reflexos ficam mais lentos, sendo mais propensos a fraturas, quedas, Osteoporose, Artrose entre outras doenças do aparelho locomotor.

Dentro de casa a frequência de quedas é elevada, devido alterações no equilíbrio, perda de força e resistência muscular, acarretando em longos períodos de internação, prejudicando ainda mais as condições motoras e sua funcionalidade e Independência.

Já nas ruas levando em consideração todos os aspectos motores mencionados, a falta de Acessibilidade como calçadas esburacadas, presença de desníveis, obstáculos, pisos escorregadios, aumenta o risco de quedas e acidentes sendo um ambiente que oferece grande risco para um idoso.

 

  • A terapia ocupacional ajuda qual parte do nosso corpo?

 

A Terapia Ocupacional abrange o indivíduo como um todo, já que para realizar qualquer atividade humana é necessária uma correta integração de todos os sentidos e estruturas do corpo, sendo assim o Terapeuta Ocupacional vai atuar baseado na demanda do indivíduo e trabalhar os aspectos que interferem na Independência e Autonomia para a atividade e/ou atividades em questão. Como por exemplo: Para a alimentação o Terapeuta Ocupacional avalia quais as dificuldades que o individuo e o ambiente apresenta e a partir dai propõe sua intervenção que pode ser: Fortalecimento da mão e do braço para segurar o talher e levar até a boca; treinar coordenação motora fina para segurar o talher de maneira correta e não deixar a comida cair; ajustar a postura sentada; prescrever adaptações ou órteses que facilitem a atividade entre muitos outros aspectos.

 

  • A terapia ocupacional trabalha somente em hospitais ou podemos ter o atendimento em casa?

O Terapeuta Ocupacional trabalha em hospitais, serviços de saúde mental, empresas, escolas regulares, instituições de longa permanência, Centros de Reabilitação, clínicas, Universidades e realiza atendimentos em domicilio.

  •         Qual a melhor parte do seu trabalho?

Acompanhar o paciente em seu processo terapêutico e observar seus ganhos no dia a dia, a aquisição de Independência e de Autonomia nas atividades que são importantes para ele e principalmente acompanhando sua satisfação e alegria ao retornar a realizar as atividades.

Muito legal não é mesmo? E para esclarecer ainda mais em nosso instagram @grapiidoso, teremos uma live com ela, dia 25 de agosto – ás 20:00 hrs! Aonde além de explicar um pouco mais sobre a terapia ocupacional, você conhecerá os benefícios para a terceira idade, poderá tirar dúvidas e até mesmo descobrir pequenos exercícios para a sua melhora diária!

Fique ligado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *