Apesar de parecer uma prática destinada somente a idosas, e mulheres, o crochet vem se mostrando cada vez mais presente na vida dos brasileiros… de todos os sexos e idades! Fazer tapetes, bonecos, roupas e até adornos para enfeitar sua casa, tem se mostrado um remédio eficaz para combater a solidão, depressão, entre outras doenças.

Com o inicio da pandemia, todos ficamos reclusos em nossas casas com pouco ou até mesmo, nenhum contato social. Nesse período foi observado o grande aumento dos casos de depressão, solidão, ansiedade e até mesmo pânico. De modo que, atividades dentro de casa, tem se tornado cada vez mais comuns entre os brasileiros.

Assim, o crochet volta com tudo para os lares! Além de trazer diversos benefícios para o corpo e mente, este também pode ser uma boa opção de renda extra!

Conheça agora alguns dos benefícios que essa prática traz para nós:

Prevenção de doenças degenerativas

Por requerer muita concentração, raciocínio e coordenação motora, trabalhos manuais como o crochê e o tricô ajudam na prevenção de doenças como o Alzheimer e o Parkinson.

Afastamento da depressão

Manter uma atividade intelectual diminui a ansiedade e pode ajudar a afastar a depressão. Em alguns casos, essa prática passa a ser uma ressignificação de vida. Idosos, por exemplo, passam a ter novos objetivos e, ao ver propósito no que fazem, sentem-se mais úteis. Além disso, existem muitos grupos de crochê e tricô que estimulam as relações sociais e diminuem a solidão.

Redução do estresse

Trabalhos manuais aumentam os níveis de serotonina no cérebro, e, consequentemente, a sensação de bem-estar e prazer, além do mais importante: diminuem os hormônios que causam o estresse.

Relaxamento

Movimentos repetitivos tendem a acalmar o coração e baixar a pressão sanguínea, gerando assim uma sensação confortável de relaxamento.

Mãos ágeis

As atividades manuais trabalham os músculos e proporcionam mãos e braços mais fortes e ágeis para toda a vida.

Melhora da autoestima

A capacidade de planejar e criar algo do começo ao fim, aumenta a autoestima e a sensação de dever cumprido.

Boa visão

O movimento que os olhos fazem para acompanhar o trabalho manual ajuda a melhorar a acurácia visual, que é a exatidão com que enxergamos algo. Além disso, aumentamos a lubrificação natural dos olhos e diminuímos as chances de catarata e degeneração desses órgãos tão importantes.

Crianças bem desenvolvidas

Além de divertir, o artesanato estimula o desenvolvimento psicomotor das crianças. Algumas escolas, inclusive, já têm aulas de artes manuais em sua grade curricular.

Academia para o cérebro

A ação de coordenar os movimentos de linha e agulha melhora toda a atividade cerebral e estimula o desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, quase todo trabalho exige algum tipo de contato com a matemática, o que mantém as habilidades cerebrais de raciocínio em alta.

Aumento da capacidade de concentração

Cada etapa do trabalho manual exige muita atenção, por isso, a prática desses tipos de atividades ajuda pessoas que são muito agitadas, ou sentem dificuldade em se concentrar. O Mindfullness, conhecido como atenção plena, também é estimulado durante práticas handmade, pois exige que o artesão foque 100% no momento presente e na ação que está realizando.

Articulações saudáveis

Movimentar as mãos favorece a lubrificação das articulações, o que vai prevenir dores futuras no processo de envelhecimento.

Aumento da criatividade

Para exercitar a capacidade de criar e imaginar, a prática de tricô ou crochê são ótimas aliadas. Isso também ajuda em outros aspectos da vida, em que seja exigida uma dose maior de imaginação.

E ae? Pronto para começar?  Lembrando que vários canais no youtube ensinam do zero essa prática! Vamos exercitar o cérebro, a alma e o corpo!

CROCHET!

Fonte: https://www.circulo.com.br/beneficios-do-croche-e-do-trico/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *