A chegada em São Paulo de frentes frias que derrubarão as temperaturas acende mais um alerta em tempos de combate à pandemia do novo coronavírus. Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para essa semana indica que a capital paulista vai enfrentar mínimas que podem chegar a 13ºC.
Mas quais os riscos que baixas temperaturas trazem em um momento de circulação de um novo vírus respiratório?
Dados do Centro de Medicina Baseada em Evidências, criado e coordenado pela Universidade de Oxford, sugerem que condições de frio e seco – típicas do inverno – podem facilitar a disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV).
Evidências emergentes indicam que as condições climáticas podem influenciar a transmissão da Covid-19, com condições frias e secas sendo favoráveis ao aumento da disseminação. Esse fenômeno, segundo os estudos preliminares, pode ser explicado através de dois mecanismos: a estabilidade do vírus e o efeito do clima no hospedeiro.
Uma dessas análises correlacionou casos com temperatura média e explorou o efeito da temperatura na transmissão em 429 cidades, principalmente chinesas. Os cientistas descobriram que, para cada aumento de 1℃ na temperatura mínima, havia uma redução no número acumulado de casos em 0,86.
Apesar de recentes, os estudos apontam que o vírus 2019-nCoV possui uma preferência por condições frescas e secas, tornando-se mais estável, e consequentemente mais “forte”, em temperaturas mais amenas.
Embora climas mais quentes possam retardar a propagação do novo coronavírus, depender apenas de mudanças climáticas para retardar a transmissão da Covid-19 pode não ser suficiente. Por isso, Einsfeld elencou para o Yahoo Notícias quatro cuidados básicos que podem ser tomados para evitar uma queda na imunidade durante o inverno:
- Aumentar a hidratação do corpo ingerindo líquidos, já que as frentes frias diminuem as chuvas e umidade
- Usar cremes hidratantes também pode auxiliar a manter a umidade da pele
- Manter os ambientes abertos, frescos e arejados para que o ar circule e se renove
- Agasalhar-se bem antes de sair de casa para proteger áreas expostas do corpo.
- João Conrado KneippYahoo Notícias14 de abril de 2020
FONTE: https://saocamilo-sp.br/noticias/covid_19_quais_os_impactos_do_frio_durante_uma_pandemia_de_coronavrus