As férias não devem ser sinônimo de falta de rotina. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, recomenda que o dia a dia dos idosos durante a estação mais quente seja semelhante ao que têm no restante do ano:

— Para os que têm idade avançada, o verão deve ser livre de excessos para evitar a desidratação. É importante dormir bem, ingerir mais líquido do que de costume, controlar o tempo de exposição ao sol e procurar ter uma rotina tranquila e descontraída. É indicado ainda aumentar o consumo de frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão, laranja e pêssego, por exemplo. As horas vagas também podem ser preenchidas com atividades para se refrescar, como banho de piscina e um momento de sol pela manhã em áreas arborizadas.

  1. Beba grande quantidade de água – o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia
  2. Nos horários de sol forte procure abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar condicionado
  3. Vista-se com roupas leves, frescas – como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor
  4. Evite atividade física extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas) – em especial a prática de esportes ao ar livre neste período
  5. Filtro solar e banhos mais frios são alguns dos cuidados com a pele essenciais
  6. Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação
  7. Evite refeições quentes. Privilegie alimentos como as frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos mais refrescantes. Sorvetes também devem ser lembrados neste período
  8. Alimente-se com uma frequência a cada três horas
  9. Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada ajudam a evitar contaminação, vômitos e diarreia.

FONTE: https://www.ibahia.com/saude/detalhe/noticia/saiba-quais-os-cuidados-necessarios-a-saude-dos-idosos-no-verao/
https://sbgg.org.br/idosos-x-calor-como-cuidar-da-saude-no-verao/

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