O que são rugas?

1.1. No que consistem as rugas e as linhas de expressão no rosto?

A ruga nada mais é que um sinal de que sua pele está envelhecendo. Isso acontece principalmente devido a perda de colágeno – substância responsável pela sustentação da pele – mas também quando perdemos elastina (o que aumenta a flacidez cutânea) e o ácido hialurônico responsável pelo seu preenchimento. Além disso, a repetição de expressões faciais – como “franzir a testa” ou “espremer os olhos” -, faz com que o rosto fique marcado naquele local e progressivamente aumenta ainda mais a força do músculo nessa região marcando cada vez mais essas expressões.

1.2. Quais são os tipos de rugas?

De acordo com a dermatologista Juliana Neiva, do Rio de Janeiro, a ruga é resumida em dois estágios, já que a sua formação ocorre de forma progressiva. São eles:

Rugas dinâmicas: são as primeiras a serem notadas, conhecidas também como linhas de expressão, e não aparecem no repouso;

Rugas estáticas: são visíveis mesmo sem movimentos faciais e muito comuns em rostos maduros.

A única diferença entre elas é a profundidade, que também sofre influência de fatores genéticos, espessura da pele e quantidade de exposição solar.

1.3. Bigode de chinês

É uma ruga que se estende do canto do nariz até as extremidades dos lábios, deixando o rosto com um aspecto envelhecido. “Bigode de chinês” é o nome popular dado aos chamados sulcos nasogenianos, bastante comuns nas mulheres e que podem surgir por uma série de motivos – desde a predisposição genética, falta de elasticidade na pele, flacidez, etc. Esses traços podem surgir a partir dos 30 anos, quando começa a perda do colágeno.

1.4. Pés de galinha

São as rugas que surgem ao redor dos olhos (região periocular). Segundo a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, “elas aparecem devido à atividade muscular ligada aos movimentos da face, e estão associadas ao processo de flacidez e envelhecimento da pele. Geralmente, partem do canto externo dos olhos no sentido da testa, da orelha e da bochecha, dando um aspecto que se assemelha ao pé da galinha, por isso recebe esse nome”, explicou.

1.5. Linhas de marionete

São rugas bem nítidas que descem pelo canto da boca, que recebem o nome popular de linhas de marionete ou “marionette lines”. Conhecida pelos dermatologistas como sulcos lábiomentonianos, surgem por conta do envelhecimento da pele, da exposição solar e dos maus hábitos, como a má alimentação e o tabagismo.

1.6. Linhas de expressão

As linhas de expressão surgem a partir dos movimentos repetitivos e da contração dos músculos faciais. Segundo a Dra. Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, “a pele jovem, por exemplo, sempre volta ao normal, sem rugas depois de um gesto. Enquanto a madura já tem maior facilidade em produzir esses sinais”, esclareceu. É o caso do “código de barras”, por exemplo, linhas finas acima do lábio superior que costumam aparecer por conta do tabagismo.

1.7. Sulcos faciais

São rugas profundas também são conhecidas como: “bigode chinês”, “linhas de marionete”, sulco lacrimal, entre outros. Esses sinais acontecem por uma intensa perda de peso, pelo envelhecimento ou por características genéticas.

2. O que pode causar a ruga?

2.1. Características das rugas

Rugas são caracterizadas como linhas marcadas que são percebidas com o movimento, gestos ou expressões faciais ou mesmo em repouso no caso de rugas mais profundas.

2.2. O que pode causar as rugas?

Existe uma série de fatores que podem causar o surgimento das rugas. Entre eles, podemos destacar:

– O envelhecimento da pele;
– A perda de colágeno;
– Alta exposição solar;
– Estresse;
– Poluição;
– Tabagismo;
– Má alimentação;
– Consumo excessivo de açúcar.

3. É possível prevenir as rugas?

As rugas não podem ser evitadas para sempre. Um dia sua pele vai envelhecer e, querendo ou não, elas vão aparecer no seu rosto. Por outro lado é importante tratar esse processo de forma natural e praticar alguns cuidados para passar por esse processo de uma maneira saudável.

3.1. Como prevenir o surgimento precoce das rugas

– Use diariamente o protetor solar;
– Mantenha a pele sempre hidratada;
– Inclua ativos antioxidantes, como a vitamina C, E, Ácido ferúlico, Phloretin e Extrato de Blueberry em sua rotina;
– Escolha um produto antirrugas para incluir na sua rotina;
– Tenha uma alimentação saudável;
– Evite o consumo de açúcar;
– Pare de fumar;
– Leve uma vida mais tranquila, sem estresse.

Fonte: https://www.dermaclub.com.br/noticia/rugas-tipos-tratamentos-causas-dermatologistas-explicam-se-e-possivel-prevenir-as-linhas-de-expressao_a7424/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *