Diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Se não tratada devidamente, ela pode trazer uma série de complicações, como a falência dos rins, infarto e perda de visão. Só no Brasil, mais de 12,5 milhões convivem com a doença e precisam controlar a glicemia no sangue.

Para monitorar o nível de glicemia no sangue, entidades encorajam seguir uma dieta saudável, sem eliminar alimentos naturais como legumes, grãos e frutas, mas certos tipos de alimentos, como doces e industrializados, devem ser limitados.

Muita gente acredita que comer muito açúcar causa diabetes e acaba cortando totalmente do cardápio fontes naturais de açúcar, como as frutas. Mas a questão não é tão simples. O diabetes tipo 2 é causado por fatores genéticos e estilo de vida, como obesidade, alimentação e sedentarismo.

Estar acima do peso contribui para o risco de desenvolver diabetes e uma das medidas para prevenir a doença é reduzir o consumo de bebidas açucaradas no geral, como refrigerantes, sucos e chás industrializados e bebidas energéticas, por exemplo, mas consumir frutas faz bem para a saúde.

“Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, principalmente saturada e trans; moderada em sal e açúcar; privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas”, informou a Sociedade Brasileira de Diabetes.

Quando se trata da primeira refeição do dia, o café da manhã, um alimento que você pode considerar comer é a goiaba.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/diabetes-tipo-2-esta-%C3%A9-060005547.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *