Principais causas da azia
Azia é uma sensação de queimação que pode ser localizada no estômago ou pode prolongar através do esôfago até a garganta, geralmente provocada por uma maior sensibilidade do trato digestivo à acidez do estômago, como ocorre no refluxo gastroesofágico ou em casos de gastrite ou úlceras gástricas, por exemplo. Saiba identificar os principais sintomas de azia.
A obesidade pode ser um grande causador da azia porque a gordura abdominal pressiona o estômago facilitando o refluxo do conteúdo gástrico e nesse caso a melhor solução para curar a azia é emagrecer.
Durante a gravidez também é comum que se desenvolva a azia, já que o volume do útero pode comprimir o estômago ou alterar a dinâmica dos órgãos abdominais, o que facilitar a ocorrência de episódios de refluxo, principalmente após comer, sendo recomendado que a gestante faça refeições em pouca quantidade, várias vezes ao dia, e de preferência com alimentação rica em frutas, legumes e verdura.
- Diminuir o volume das refeições;
- Não comer alimentos fritos, gordurosos ou muito condimentados;
- Não tomar refrigerantes, água com gás ou bebidas alcoólicas;
- Evitar tomar café e chá preto;
- Não deitar-se até 40 minutos após a refeição;
- Evitar ingerir líquidos e sopas ao jantar;
- Usar roupas leves e folgadas, que não apertem o abdômen;
- Evitar o stress e o nervosismo, assim diminui a produção de ácido no estômago;
- Não ficar com o estômago vazio por muito tempo;
- Durante a noite, deitar sobre o lado esquerdo do corpo e elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm dificulta o retorno do conteúdo do estômago para a boca;
- Evitar alimentos que podem provocar alteração da digestão ou sensação de queimação em pessoas sensíveis, como laticínios, chocolate, frutas cítricas, tomate ou alimentos muito condimentados, por exemplo.
Fonte: https://www.tuasaude.com/azia/