Algumas vezes os processos de envelhecimento dentro da pele farão com que o próprio tipo de pele mude com o passar do tempo e, com ele, a sua aparência e textura. No caso do ressecamento da pele provocado pelo avanço da idade, isso também inclui o aumento da sensação de ressecamento e estiramento, ocorrendo simultaneamente com o surgimento de linhas finas e rugas. Essas mudanças duplas indicam que a forma como a pele é cuidada precisa ser reavaliada: para mantê-la saudável, com uma sensação confortável e para minimizar os sinais visíveis do envelhecimento.
Como identificar o ressecamento provocado pelo envelhecimento
O ressecamento da pele causado pelo envelhecimento é um problema que fica mais visível e pode precisar de maior atenção com o passar do tempo.
Ele pode afetar qualquer um dos quatro principais tipos de pele. Todos os tipos de pele tendem a ficar mais secos com a idade. Apesar de não ser sempre o caso, o aumento do ressecamento é um processo comum do envelhecimento geral da pele.
Pele seca e sensível estão geralmente conectadas e podem ser problemas simultâneos. Conforme o tempo passa, o ressecamento que acompanha a sensibilidade pode piorar e tornar-se um ressecamento provocado pela idade.
Qual a sensação de uma pele ressecada pelo envelhecimento
Com o passar do tempo, a pele pode ficar com uma sensação mais seca e estirada. Além delas, outras características da pele seca envelhecida podem ser:
- Aspereza
- Rachar, com tendência à formação de fissuras
- Formação de calos/descamação
- Coceira frequente
Qual o aspecto de uma pele ressecada pelo envelhecimento
Junto com a sensação crescente de ressecamento, minúsculas rachaduras e rugas começam a ficar visíveis na superfície da pele. Elas começam a aprofundar gradualmente com o passar do tempo e a aumentar em número.
O que torna a pele mais seca com a idade?
O ressecamento provocado pelo envelhecimento é causado por uma combinação de fatores internos e externos que, conforme os anos vão passando, possuem uma influência crescente sobre a pele.
Depois dos 25 anos de idade, o metabolismo da pele desacelera. Pela terceira década de vida, a pele começa a mudar. Esse envelhecimento cronológico é inevitável. É causado principalmente por alterações fisiológicas nas funcionalidades da pele. Nesse caso , ela fica cada vez mais seca e menos elástica, conforme o tempo passa.
A função da barreira da pele fica enfraquecida, contribuindo para a perda de umidade. Como essa função vital está comprometida, agora a pele é menos capaz de proteger-se contra fatores externos, os quais aceleram ainda mais o ressecamento causado pela idade.
O sistema metabólico dentro de cada célula desacelera, a pele perde cada vez mais umidade e torna-se menos elástica seguidas de pele seca no rosto e rugas. É o aparecimento desses dois efeitos na superfície da pele que indicam as evidências do ressecamento provocado pelo envelhecimento.
A predisposição genética e etnia podem afetar a velocidade com que a pele de uma pessoa envelhece e os efeitos do ressecamento provocado pelo envelhecimento tornam-se aparentes.
Conforme avançamos na vida, as alterações hormonais também impactarão. Com a chegada da menopausa, uma queda nos níveis de estrogênio pode desacelerar a produção das fibras elásticas.
O que acontece nas camadas da pele?
- A camada córnea
É constituído por queratinócitos e substâncias bem compactadas que, em conjunto, são conhecidas como fatores de hidratação naturais, ou FHNs. Essas substâncias dão a essa camada a capacidade de conectar-se com a água. Na pele jovem, uma camada córnea eficiente armazena entre 10 a 20% da água do corpo todo.Conforme a pele envelhece, a camada córnea é afetada por processos desacelerados dentro da pele e por fatores externos que comprometem a sua função como barreira. Ela já não consegue mais segurar a umidade na pele de uma forma tão eficaz. O resultado é o ressacamento e o subsequente aparecimento de rugas.
- Camadas dérmicas
A estrutura da pele fica comprometida e rugas mais profundas tornam-se mais aparentes. A elasticidade e densidade da pele ficam reduzidas e ela perde o seu aspecto jovem. - Camadas hipodérmicas
Nessas camadas mais profundas, as células de armazenamento de lipídios ficam menores e em menos quantidade.
FONTE: https://www.eucerin.com.br/problemas-de-pele/pele-seca/ressecamento-causado-pelo-envelhecimento