• Estima-se que a cada ano surgem cerca de 340 milhões de novos casos de DSTs curáveis (sífilis, gonorreia, clamídia etc.) em todo o mundo
  • Se não tratadas, as DSTs podem ter implicações graves para a saúde
  • Todos os anos ocorrem milhões de DSTs virais incuráveis, inclusive 2,3 milhões de infecções por HIV

Há muitos tipos de DSTs, algumas curáveis, outras não, algumas com sintomas horríveis, outras sem nenhum sintoma. Tudo o que pode ser realmente dito de todos os tipos de DSTs é que você não quer nenhuma delas, de jeito nenhum. Sempre proteja-se contra DSTs ao ter relações sexuais e sempre procure logo o seu médico ou outro profissional da área da saúde qualificado se você tiver algum sintoma ou achar que pode ter sido exposta a risco de contrair uma doença. Prevenir é sempre melhor que remediar.

  • Algumas DSTs não causam nenhum sintoma, de forma que sempre verifique se você acha que se expôs a esse risco
  • Sério, sem desculpas, se você fizer sexo sem proteção, faça exame para verificar
  • Existe um único contraceptivo que protege você contra o risco de infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que é a camisinha (masculina ou feminina)
  • A melhor maneira de permanecer segura é ser sincera. Falar abertamente com seu parceiro e nunca ser pressionada a nada se não sentir bem fazendo
  • Fazer exames regulares para DSTs é essencial na vida sexual ativa

O que é o sexo seguro?

Praticar sexo seguro significa dar e receber prazer sexual sem colocar os outros em risco de contrair DSTs. Ser sincero um com o outro é fator decisivo para esse processo.

Como fazer isso?

É importante lembrar que só por você estar protegida contra gravidez, não necessariamente você está protegida contra DSTs, a menos que esteja usando camisinha. A camisinha é a única forma eficaz de proteger a si mesma e deve ser usado com outros contraceptivos para manter você protegida.

fonte: https://www.vivasuavida.com.br/pt/seu-corpo/doencas-sexualmente-transmissiveis-dsts/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *