Como superar a timidez

Tanto no mercado de trabalho quanto nos ambientes acadêmico e social, o tímido deve estar disposto a mudar. “Desenvolver o autoconhecimento e ter a consciência de como o problema afeta o organismo é essencial para vencer a timidez”, diz o consultor de carreira Rodrigo Ferreira.

Outras dicas do especialista:

Interaja – Procure conversar com os colegas de trabalho, trabalhar em conjunto e interagir com a equipe nos intervalos. Essas atitudes ajudam a se soltar e, consequentemente, perder a timidez.

Amplie seu conhecimento – Leia, estude, assista mais filmes. Ampliar o conhecimento o deixa mais seguro para conversas informais.

Acredite em si mesmo – Confie em você mesmo, independentemente das circunstâncias. Mesmo sendo uma pessoa tímida, dá para realizar grandes conquistas, basta acreditar e ter a atitude de fazer acontecer.

Pratique o autoconhecimento – Conheça seus limites e respeite-os. O mais importante é que você esteja confortável com os outros em ambientes sociais.

Arrisque-se – Se você nunca fala em uma reunião, comece a falar. Pegue um novo projeto, assuma uma tarefa difícil, aprenda uma nova habilidade. Enfrente seus medos aos poucos e você estará no caminho certo para superar a timidez.

Questione mais – Uma boa forma de romper a barreira da timidez ao interagir com as outras pessoas é fazendo perguntas. Assim, você tira o foco de si e mostra que está realmente interessado em conhece-las.

Avalie o ambiente – Ao chegar em um local, olhe ao redor, se situe. Isso te deixará mais seguro e confiante para agir e deixará a ocasião mais agradável.

Tenha um apoio – Descubra uma pessoa que te ajude a planejar uma apresentação, que treine com você o discurso ou te dê dicas de como se sair de situações difíceis. Pode ser um familiar, um amigo ou um professor.

Escreva – Tenha o hábito de escrever o que precisa falar, treine na frente do espelho ou para um amigo. Nas apresentações, leve o que escreveu como apoio e leia de forma conversada.

Simule situações – Tem uma entrevista de emprego? Peça a um professor para simular com você a situação. Isso vai reduzir o estresse quando você estiver frente a frente com o recrutador.

Mude devagar – Faça pequenas mudanças no comportamento de tempos em tempos e se acostume antes de dar o próximo passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *