Que a TPM essa é uma fase pra lá de difícil todo mundo sabe. Então o segredo é aprender a evitar reações que tragam maiores conseqüências. “Não existe uma receita de bolo”, adianta a psicóloga Valquíria Rossi, professora da Universidade Metodista de São Paulo, quase jogando um balde de água nas nossas esperanças.
Eis o porquê: “Cada mulher reage de forma diferente durante o período de TPM”, lembra ela. Por outro lado, os apuros em que nos metemos nessas horas costumam ser muito parecidos. Então, se não há uma fórmula, pelo menos é possível escapar de algumas armadilhas.
1. Pare de insistir que você está normal
Não adianta ficar repetindo que não há nada errado, que você está a mesma de sempre, zen e feliz, pois todo mundo nota que não é bem assim. “Eu brigo com as paredes, tenho vontade de xingar todo mundo, fico sem paciência. Mas sempre esqueço que pode ser TPM”, reconhece a jornalista cearense Maria Eugênia Brasil, de Fortaleza.
Mais do que assumir que está com TPM, a psicóloga Maria Luísa Valente lembra é que importante aceitar que não somos perfeitas e que nosso humor pode, sim, oscilar no ritmo dos hormônios. “A mulher precisa reconhecer que esse é um período em que ela está mais sensível, fragilizada e que tudo isso faz parte do universo feminino”, diz ela, que é professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Assis.
2. Nem pense em mergulhar na deprê e se entupir de chocolate
Na hora de lidar com os sintomas, todas nós sempre temos alguma tática “infalível”. Algumas, entretanto, podem ser perigosas, como a velha tentação de mergulhar fundo na tristeza ou se entupir de chocolate. “Eu fico muito sensível, choro bastante e sempre tenho vontade de comer doces”, conta a artesã Micheline Matos, de São Paulo. E o perigo não está apenas nos quilos a mais. “Os momentos de maior introspecção e sensibilidade devem fazer parte do cotidiano das mulheres, mas, se a tristeza ultrapassar o período pré-menstrual, pode ser caso de doença”, observa Maria Luísa.
3. Não adianta atolar-se em trabalho para “curar” a TPM
Isso só vai aumentar o seu estresse e a irritação. Claro que se sentir produtiva tem um efeito positivo na vida de qualquer criatura. “O trabalho pode ser uma fonte de prazer e de saúde”, concorda Valquíria Rossi. Porém, é preciso saber dosar, pois o excesso de tarefas é garantia de estresse, mágoas e mais irritação. Por isso não exagere, ou no fim do dia nem você irá se agüentar.
FONTE: https://saude.abril.com.br/bem-estar/os-7-pecados-capitais-da-tpm/