O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais.
O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais. Ele usa tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Ele elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança. Também cria e faz a avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.
Seus principais campos de trabalho incluem clínicas, casas de repouso, hospitais, instituições geriátricas, psiquiátricas e penais, centros de reabilitação, creches e empresas. Além disso, o profissional está habilitado a prestar atendimento aos pacientes em domicílio.
Educação
Acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.
Gerontologia
Atuar na reabilitação e na reintegração social de idosos.
Psiquiatria e saúde mental
Tratar de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.
Reabilitação funcional e profissional
Promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promover também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.
Reintegração social
Ajudar na reintegração de viciados em drogas, menores infratores e carentes à sociedade.
Docência e pesquisa
Ministrar aula e orientar projetos de pesquisa.
FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/o-que-o-terapeuta-ocupacional-faz-e-onde-como/