O avanço da tecnologia é algo com o qual lidamos todos os dias, não é preciso de muito para nos lembrarmos. Desde os antigos computadores que ocupavam um andar inteiro, até os notebooks que cabem em uma mochila. Disquetes que viraram pen drives, celulares que tinham antenas e agora são apenas um pequeno quadrado com pixel e tela multifuncional.

A tecnologia veio para nos ajudar, acrescentar e trazer mais para a sociedade! Desse modo, ela não poderia ter deixado de pensar na geração da melhor idade.

Aplicativos para celular

Muitos idosos já utilizam aplicativos de celular, especialmente para uso das redes sociais, e oferecer opções direcionadas a eles pode lhes facilitar muito o dia a dia. Algumas opções interessantes podem ser lembrete de medicamentos, guia de exercícios físicos, jogos de lógica e estimulação cognitiva, apps para conhecer pessoas, entre outros.

Aulas de tecnologia

Pessoas que possuem habilidades com smartphones, computadores e outros dispositivos eletrônicos podem ensinar os idosos a usá-los. Na maioria das vezes, eles desejam aprender funcionalidades simples como tirar e salvar fotos, fazer pesquisas, criar um perfil nas redes sociais ou fazer downloads de jogos e aplicativos.

Automação residencial

Toda tecnologia se propõe a solucionar algum problema do usuário. No caso dos idosos, as dificuldades de visão, audição e mobilidade podem comprometer as atividades da vida diária. Portanto, equipamentos que controlam de forma automatizada a iluminação, a temperatura e a segurança do ambiente são muito úteis para os mais velhos.

Sistemas de teleassistência

Visando preservar a independência e a autonomia dos idosos que preferem morar sozinhos, os sistemas de teleassistência garantem que o usuário consiga chamar socorro em caso de emergência. Pressionando apenas um botão, ele é atendido imediatamente por uma central de monitoramento especializada, que executa o plano de emergência e aciona os familiares.

Além de alguns aplicativos que já existem no mercado que ajudam no dia a dia do idosos!  Jogos simples, aplicativos lembrando a hora do remédio, lembrando também de se hidratar, além de GPS! É muita inovação!

fonte: https://tecnosenior.com/tecnologia-para-idosos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *