Independente da idade, sempre nos foi dito que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Portanto, não seria correto se em nossa primeira refeição saíssemos tomando refrigerante, comendo enlatados, frituras e etc.

O café da manhã tem que ser saudável, e nele deve conter o maior número possível de vitaminas, fibras, proteína e até mesmo aquele carboidrato tão temido nas dietas. Isso não quer dizer que você tem que se restrigir, ou então mudar totalmente o seu habito alimentar. Você simplesmente pode se adaptar a uma rotina uma pouco mais saúdavel! E eu garanto, que logo você começara a sentir os benefícios na pele, corpo e alma!

Vamos então aos alimentos que devem conter em nossa mesa, na nossa primeira refeição!

Frutas

Ricas em vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais, as frutas são importantes para qualquer tipo de dieta. Com grande variedade, elas podem ser consumidas de várias formas e combinações – sólidas, sucos ou vitaminas. Fundamentais para diversas funções, elas colaboram para o bom funcionamento de nosso organismo, combatem doenças cardiovasculares, cancerígenas e cerebrais, retardam o envelhecimento e são fonte de energia.

Leite e seus derivados

Por dia, devemos ingerir três porções de leite e derivados. O café da manhã é o melhor momento para consumir a primeira. Opte por versões desnatadas e produtos com a menor presença de gordura e colesterol possíveis. O cálcio presente nesse tipo de alimento é essencial para o desenvolvimento ósseo de crianças e adolescentes, e para evitar a osteoporose nos adultos e idosos.

Pães

Ótima fonte de energia, o pão não pode faltar na primeira refeição do dia. Entretanto, prefira os lights e integrais, pois contêm mais fibras, vitaminas, minerais e são menos calóricos. Além disso, esse tipo de carboidrato promove a sensação de saciedade mais rápido, diferente do pão branco refinado.

Frios

Fontes de proteína e com pouca presença de gordura, queijos do tipo minas, ricota e cottage, e presunto e peito de peru são os mais recomendados. Mas seu consumo deve ser moderado, cerca de duas a três vezes na semana, pois têm grande quantidade de sódio em sua composição.

Cereais

Com grande quantidade de fibras, vitaminas, ácidos graxos e nutrientes, os cereais devem fazer parte da dieta de qualquer um de nós. Os mais recomendados são granola, linhaça e aveia. Quando misturados às frutas, são ainda mais benéficos e têm seus efeitos, como redução do colesterol e prevenção de doenças, potencializados e devem ser consumidos regularmente.

Ovos

Com 13 nutrientes essenciais ao corpo humano e rico em proteínas, é muito recomendado o consumo de ovo pela manhã. Com grande quantidade de vitamina B em sua composição, ele ajuda a conservar a memória e seus carotenoides – luteína e zeaxantina – são benéficos para os olhos e para saúde ocular.

Café Preto

Por fim, o tradicional café preto também é uma boa pedida para iniciar o dia. Desde que com pouca adição de açúcar ou cremes, ele traz benefícios para o coração, previne contra a diabetes tipo 2 e retarda o declínio cognitivo por conta de significante quantidade de antioxidantes em sua composição.

Sendo assim, agora você já sabe como o café da manhã tem que ser! Com um pouquinho de cada um desses 7 itens, assim você irá garantir um dia mais saudável e cheio de disposição!

Fonte ref. aos alimentos: querosaude.com.br

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