O relógio marca 23:00 horas, você desliga a televisão, se dirige até o banheiro, escova os dentes, lava o rosto… faz toda a higiêne que lhe convém. Entra no seu quarto, deita na cama, apaga a luz do abajour e quando fecha os olhos… Parece que sua cabeça resolve pensar em milhares de coisas ao mesmo tempo. 

Se você já passou por isso, ou passa… fica tranquilo! É muito comúm nos dias de hoje. Nós chamamos de insonia, esse ato de passarmos a noite em claro, com pensamentos pouco construtivos no período errado do dia. Porém, após estudos, cientistas e médicos chegaram a uma relação muito relevante para nós.

“90% dos casos de insônia está relacionado com ansiedade” .

Muitas das vezes que a inônia ocorre, é devido ao fato de alguma preocupação tomar conta de nossa cabeça, seja um compromisso no trabalho, um boleto que ficou ali esquecido, algum problema que precisa ser resolvido, ou o simples fato de que mesmo sem motivo algum, seu coração resolveu acelerar e sua cabeça ficou a mil. Na sociedade que vivemos, é cada vez mais corriqueiro que esse tipo de fato aconteça entre jovens, adultos e idosos. Muitas vezes, é preciso o uso de medicamentos para que a pessoa volte a se sentir calma e assim relaxe. E é ainda mais comúm, uso de medicamentos controlados diários para que essas crises de ansiedade não ocorram e assim, você tenha uma boa noite de sono !

O que pouca gente sabe, é que existem algumas coisas simples que você pode fazer na sua casa antes de dormir, na cama e durante o dia. Vamos apresentar esses métodos para vocês:

1 MEDITAÇÃO GUIADA

Muitas pessoas duvidam do poder da meditação, algumas acham que é dificil esvaziar a mente e relaxar. Porém, com alguns minutos, um fone de ouvido, ambiente escuro e o som da meditação guiada, garantimos que você conseguirá relaxar e descansar para o dia seguinte. Abaixo, temos o link com um video que vocês podem usar.

 

2 CHÁS CALMANTES

Chás como capim santo, erva cidreira e camomila ajudam muito a relaxar o corpo e dar aquela sensação aconchego. Bebidas quentes em geral, costumam funcionar muito bem. Vale lembrar que tomar café antes de dormir não é uma boa idéia.

 

3 EXERCICIOS FISICOS!

Que praticar esportes faz bem, todo mundo sabe. Mas ele é melhor ainda se for feito antes do jantar. E você me pergunta, por que? A resposta é simples, quando nos exercitamos nosso corpo libera milhares de hormonios como endorfina, ocitocina, adrelina… Nos deixa mais ligado e disposto. Porém, ao terminar a atividade fisica, tomar o banho e jantar, o nosso cérebro diminui todos esses niveis de hormônios que foram enviados para nós durante a atividade física. Nos dando uma sensação de cansaço, conforto e relaxamento. Porém, o exercicio deve ser feito ANTES DO JANTAR, e NUNCA ANTES DE DORMIR ! Se for feito antes de dormir, o efeito pode ser totalmente o contrário, uma vez que como dito antes, os niveis de hormonios estarão super altos, e até diminuir… pode ocasionar em algumas horas de sono perdidas.

 

4 MANTENHA O AMBIENTE CONVIDATIVO

Luzes baixas, tons relaxantes nas paredes, camas arrumadas e confortáveis sempre sugerem para o nosso subconsciente que algo relaxante irá acontecer ali. Fato que nos ajuda a descansar ainda mais. Você pode acrescentar uma música ambiente, ou um chill out, velas e até mesmo incensos com cheiros suaves e citricos. Abaixo, temos o video de uma música Chill Out que pode ajudar o ambiente ficar mais convidativo:

 

5 Leitura 

Ler sempre foi muito bom, nos tira da realidade, dos problemas vividos no dia, nos leva a um universo paralelo e ainda nos ajuda a relaxar. A leitura possui diversos beneficios, e um deles é o SONO, conforme vamos lendo, nossa vista vai cansando e com isso, o corpo entende que é hora de se desligar por algumas horas. Portanto, ter um bom livro do lado de sua cama, pode ser um remédio e tanto.

Conhece mais alguma dica para dormir? Comente e participe! Não deixe de compartilhar o link e seguir nossa página nas redes sociais.

Facebook.com/grapiidoso

Instagram: @grapiidoso

3 thoughts on “INSONIA E ANSIEDADE! Dicas para dormir melhor

  1. Olá! Ficamos felizes em poder ajudar! Depois nos diga se alguma das dicas foi de fato efetiva para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *