O titulo pode parecer algo incomum de se ouvir, porém, algumas pessoas já andam fazendo parte desse movimento.

O “Adote um idoso” é basicamente amor gerando amor… como é do conhecimento de todos, muitas vezes quando atingimos a terceira idade algumas famílias decidem que a melhor decisão a ser tomada é a internação em uma casa de repouso, um lar para idosos. Aonde eles terão a companhia de outros idosos, criarão laços de amizades, farão atividades físicas, terapia ocupacionais e assim por diante.

Porém, o que muitas vezes é deixado para trás é que o idoso que internamos já foi nosso pai, mãe, tio, avô… e assim por diante. E esses familiares que um dia nos deram atenção, acabam ficando esquecidos nessas casas, com a desculpa de que não estão sozinhos. Pois pasmem, eles estão.

Foi comprovado que o amor é a solução para diversos problemas de saúde, tais como depressão, ansiedade, pânico e grande parte dos problemas relacionados ao SNC – Sistema Nervoso Central.  Sendo assim, quando deixamos nossos parentes sozinhos nessas casas, só com a companhia de enfermeiros e dos idosos que ali residem não cumprimos com o nosso papel.

E por isso mesmo, surgiu o termo “Adote um idoso”, funciona da seguinte maneira! você vai a uma casa de repouso, conhece o local e destina um pequeno período do seu tempo para um deles, joga dominó, lê o jornal, faz piadas e o principal, transmuta amor a eles.  Esse ano, no dia dos avós algumas crianças fizeram isso em alguns asilos, resolveram adotar avôs e avós para passarem essa data juntos ! E sabe o que aconteceu ?  TODOS os idosos ficaram felizes, relaxados, sorridentes e já estavam ansiosos a espera de uma nova visita dos netinhos postiços.

Para fazer parte desse movimento, basta procurar um asilo ou casa de repouso perto da sua casa, conversar com o diretor do local, e estudar a possibilidade de fazer essas visitas periódicas a eles.

Vamos lembrar que todos um dia envelheceremos, e que tratar os idosos com respeito, educação e carinho não é nenhum tipo de favor, e sim, o minimo de educação!

Ame o próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *