Quem não gosta de chegar em casa, abrir a porta e ter aquela pessoinha esperando por você? Pois é, essa é uma das funções dos animais de estimação… trazer aquele sorriso para nosso rosto a troco de nada.

Se você tem um gato, cachorro, hamster ou qualquer outro tipo de bichinho, sabe como  é gratificante, depois de uma longa jornada no trabalho, aonde se está em cansado e desanimado, chegar em casa, abrir a porta e ter aquela grata surpresa de ver seu bichinho vindo correndo na sua direção, cheio de lambeijos para te dar, ou então miando e se enroscando na sua perna, e quem sabe correndo na rodinha dentro de sua gaiola.

E isso meus amigos, não é nem metade do que os animaizinhos podem fazer por nós.

Animais e saúde fisica : Bom, quando se tem um animal, você cria novas responsabilidades, independente do tamanho do seu bichano. No caso de cachorros, você tem que limpar a área que ele fica, dar carinho, comida e o mais importante, levar ele para passear. E é aí que a sua saúde melhora! Ao caminhar, você libera milhares de hormônios que te trazem alegria, satisfação, disposição e animo. Nessa hora, sua saúde melhora! Você não precisa de longas caminhadas para que tenha essa sensação, 15 minutos diários e no seu ritmo já vão te ajudar muito.  Além de fazer a circulação sanguínea agir de melhor forma no seu corpo, acelerar seu metabolismo, liberar a endorfina e a oxitocina, você ainda garante mais força muscular, resistência física e qualidade de vida.

Animais e a saúde mental: Como já foi dito, ter um animal libera altas quantidades de hormônios, sendo eles a oxitocina, mais conhecido como o hormônio do amor. Libera também a adrenalina, aonde se sente mais disposto, com piquê para fazer suas tarefas diárias. Libera a endorfina, que é como se fosse um analgésico natural que está presente em nosso corpo. Baixa os níveis de estress, diminui a ansiedade e corta pela metade a possibilidade de depressão, uma doença da qual é bem comum na terceira idade.

Quais animais devo ter? Para começar, não existe uma especificação para que tipo de animal uma pessoa deva ter. Primeiro, você precisa ver sua rotina, e se existe de fato a possibilidade de ter um bichinho de estimação.

Se a resposta for sim… Vem a segunda etapa, aonde você tem que se perguntar, o que combina mais comigo e com meu estilo de vida? Se você for do tipo de pessoa independente, que fica mais tempo no trabalho do que em casa, talvez um gato, roedores e peixes sejam a melhor pedida. Uma vez que são animais mais independentes. Vale ressaltar que independência não significa falta de amor!!!!

Se por acaso você for uma pessoa que tenha mais tempo de curtir seu bichinho, tenha mais disposição ao sair de casa, e passe mais tempo em sua residência… um cachorro é a melhor pedida. Ai, só fica ao seu critério o tamanho, raça e tipo de cachorro que você quer. Lembrando que se você morar em apartamento, talvez uma raça pequena, e que não seja tão ativa possa ser uma melhor opção. Agora, se por acaso você tiver um belo de um quintal, seja uma pessoa ativa, uma raça de porte médio a grande pode te completar!

Vale lembrar que a opção de adotar um bichinho é muito valida! E deve ser considerada.

E ai? Gostou?  Se sim, deixe seu comentário aqui e compartilhe esse post !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *