Olá, hoje vamos falar de uma atividade terapêutica deliciosa! Pelo menos, que me agrada muito.

Horta em casa!! Cultivar seu próprio alimento não precisa de grandes investimentos, quando pensamos em plantações, logo imaginamos campos lotados, muitos legumes e verduras… e aí, lembramos que moramos em apartamento, ou então que nossa casa não tem um quintal tão grande para tal investimento.

Porém, a falta de quintal não pode impedir de você ter sua horta…existem várias alternativas, e várias ervas, legumes e até algumas frutas que podem ser plantados em vasos.

Vamos começar a falar sobre as ervas: Manjericão, alecrim, arruda, cânfora, tomilho, orégano, alfavaca, pimenta, cebolinha, manjericão roxo, erva doce, camomila e por ai vai. São todas ervas para alimentos ou bem estar! E todas podem ser plantadas em vasos, a maioria dessas ervas não precisam de sol direto, um exemplo é o manjericão e o alecrim. O manjericão precisa de apenas algumas horas de sol, e a terra úmida. Caso ele seja exposto ao sol intenso, você notará que suas folhas ficarão amareladas e seus galhos crescerão muito, apenas terá folhagem na parte de cima. Já o alecrim, é uma erva que não precisa de muita água, ela resiste a altas e baixas temperaturas, porém necessita de pouca água, pelo menos em sua folhagem…

Alguns legumes e verduras também podem ser plantados em vasos, entre eles alface, tomate cereja, couve manteiga e espinafre. A alface é uma hortaliça rica em nutrientes, e também pode ser plantado em vasos, desde que o vaso seja fundo ! A terra deve ser adubada para garantir o melhor crescimento de seu alimento,ela demora em média um mês e meio para ficar no tamanho ideal, isto se você já comprar em muda. Se por acaso comprar em semente, irá demorar mais, porém, você pode acompanhar todo o crescimento de sua plantinha.

O morango  também é uma fruta muito plantada em vasos e jardineiras, lembrando que jardineira é aquele vaso retangular. O morango é uma fruta cuja a raiz se espalha, portanto, quanto maior o seu vaso, ou sua jardineira, mais flores irão surgir e mais morangos irão crescer.

Viram como é fácil? Plantar é uma atividade terapêutica, ajuda muito com o senso de responsabilidade, função motora, atenção e foco.

Vale a pena ressaltar que se por acaso você não tiver vasos, ainda pode ser usado garrafas plasticas, além de garantir seu alimento, você ajudará o planeta reciclando o plástico!

E ai? Vamos começar a horta hoje?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *